08/02/2012

Como eu faço umectação capilar


Você já fez umectação capilar?
Umectação é um maravilhoso aliado para cabelos ressecados por natureza ou por processos químicos, sejam eles lisos, crespos cacheados, enfim o importante é que para realizar esse tratamento você tenha o cabelo ressecado, se seu cabelo for oleoso evite, a umectação serve para deixar o cabelo mais maleáveis , repor a umidade, dar brilho, reduzir o volume dos fios. 
Esse tratamento existe a muito tempo, ele é muito conhecido também como banho de óleo, porém não pode ser qualquer óleo, se usar qualquer óleo você pode danificar e ressecar mais seus fios.
Os óleos ideais  para a umectação capilar são os óleos 100% vegetais, existem produtos específicos para isso, mais também tem excelentes produtos que não são especificados para isso e tem os mesmos resultados.
Alguns óleos que sei que são adequados para umectação são o óleo de coco, Azeite de oliva extra virgem, óleo de linhaça,óleo de macadâmia, óleo de girassol, óleo de copaíba, óleo de babosa, óleo de algodão refinado e etc., tem muitos óleos vegetais existentes, o importante é que ele seja 100% vegetal sem adição nenhuma de óleo mineral em sua composição.
Eu tenho feito com muita frequência com azeite extra virgem, como meu cabelo sempre se deu muito bem com essa umectação não quiser investir em outros produtos, mais futuramente pretendo testar outros óleos.

Como eu faço minha umectação?
Aqueço o azeite 20 segundos no microondas ou aqueço no fogão mesmo,  (dizem que é melhor aquecer em banho maria),  se der uma preguicinha ai aplico sem aquecer mesmo, feito isso passar no cabelo seco e sujo digamos que a uns 2 dias sem lavar, deixar o tempo que preferir,  costumo deixar cerca de 1 hora em seguida lavo com shampo e condicionador.
Com relação ao tempo de pausa e dias de uso, não existe um tempo certo, você pode aplicar sempre antes de lavar seu cabelo com shampo, para que o shampo não resseque tanto seu cabelo e deixar agir o tempo que quiser!

Tem pessoas que passam antes de dormir e lavam o cabelo ao acordar!

Espero que a dica seja útil para todas(os) vocês!
Bjinhos e até mais.








Pin It

22 comentários

  1. Ameei a segunda! Faço sempre e hidrato depois!
    Uso óleo de linhaça ou azeite de oliva extra virgem.
    Obrigada pelas informações, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. To pegando tds as dicas vou testar rsrs.Só uma dúvida é necessário cobrir a cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra umectar não precisa não, eu nunca cobri, nem sei se as outras meninas cobrem!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Isso mesmo, óleo de coco também serve para umectação, mais o mais usado pelo que vejo as meninas comentando é o azeite de oliva!

      Excluir
  4. meu cabelo é seco demais vou testar.mas só uma dúvida azeite de oliva virgem não presta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha acredito eu que o azeite virgem não dá certo não, nunca vi ninguém falando que usou, o mais indicado é o azeite extra virgem, tem também outras opções de óleos, lembrando que para umectação tem que ser um óleo 100% vegetal, sempre vem escrito nas embalagens!

      Excluir
  5. Nanda tô adorando o efeito do azeite extravirgem no meu cabelo, estou saindo da transição, meu cabelo está quase totalmente natural e o azeite faz com q ele fique com brilho e hidratado... Uso misturado ao leave in, fica ótimo!!!

    ResponderExcluir
  6. o azeite que vc usa ela é apropriado para cabelo, onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
  7. nanda onde u encontro esse óleo, ele é aqueles que vende nos supermercados é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tem muitos no supermercado por exemplo o óleo de coco, de girassol, o azeite extra virgem, enfim, eu ainda não sei se tem algum óleo cosmético legal pra passar e fazer umectação, mais no supermercado tem diversos desses óleos vegetais que na maioria das vezes entram nas nossas refeições!

      Excluir
  8. Eu tenho um azeite de oliva extra virgem mas ñ diz se é 100% vegetal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Azeite não vem escrito 100% vegetal não, pelo menos os que comprei nunca vem escrito, mais tem que estar escrito azeite extra virgem, ai pode usar, agora tem alguns óleos que vão estar escrito 100% vegetal!

      Excluir
  9. Nanda esse óleo de girassol, soja são eses que vendem no mercado mesmo?? para ser usado na alimentação??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, azeite, óleo de coco, de girassol praticamente todos são usados na alimentação :)

      Excluir
  10. esse óleo de girassol, soja são eses que vendem no mercado mesmo?? para ser usado na alimentação??

    ResponderExcluir
  11. eu comprei um azeite de oliva mas veio escrito 100% natural, é a msm coisa? e é extra virgem e tbm comprei o óleo de coco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os que já vi aqui escrito assim são extra virgem sim! Bjs

      Excluir
  12. nanda eu posso misturar varios tipos de oleos para fazer a umectação capital noturna?? beeijos

    ResponderExcluir


Volte sempre e comente quando quiser.
Beijinhos