13/06/2012

Transição / Big Chop / Cabelo Natural


Muitas de vocês não devem nem saber do que se trata esse termo, eu mesmo não sabia com o que isso tinha a ver, não sabia a que se referia, fui descobrir a que se referem esses termos quando começei a querer assumir meu cabelo natural crespo/cacheado.
Quem passa pela transição para voltar aos seus cabelos naturais, sabe o quanto isso é difícil, pois cabelo é uma das coisas que mais está ligada a feminilidade e vaidade da mulher.
Não sou contra alisamentos, até mesmo porque eu já fiz um dia, não sou contra químicas, mais vejo que dão muita ênfase no assunto quando a questão é alisamento, existe muito incentivo para essa técnica e pouquíssimo se fala quando o assunto é voltar a assumir suas origens, assumir um cabelo natural, seja ele como for.
Essas atitudes precisam crescer cada vez mais, precisa ser espalhada cada vez mais, para que um cabelo naturalmente cacheado/crespo venha ser tão natural assim como químicas, como lisos, enfim.
Assim como existe um incentivo para químicas, ver pessoas incentivando o natural me deixa super feliz, e mantém firme a decisão que eu tomei a uns anos atrás de poder sair por ai orgulhosa do meu cabelo natural.
Ah quem olhe com nariz torto e não goste, mais paciência né, nada nessa vida pode agradar 100%.
Esse documentário traduz tudo o que eu e muitas mulheres que optaram por terem seus fios naturais, e da uma grande força para todas que ainda estão em transição.
Talvez pra você que tenha nascido com os cabelos lisinhos, não sabe o que uma pessoa de cabelo crespo carrega, eu na minha infância já escutei muitas piadinhas de mal gosto, coisas ofensivas que a gente vai crescendo e trazendo consigo isso guardadinho na mente, ai chega uma fase, no caso a adolescência queremos nos esconder, mudar totalmente pra ser aceita, pra agradar, enfim para ser igual aos outros.
Hoje sei da beleza que tem um cabelo afro/ crespo/ cacheado/ natural, mais na fase em que estamos ainda em desenvolvimento, na infância, adolescência, não vemos essa parte , só queremos ter um cabelo "bonito" igual daqueles que riem da nossa cara .
É bom saber que cada vez mais pessoas estão voltando a se assumir, isso é ótimo principalmente paras as crianças desse século, pois elas viverão em igualdade, saberão e conseguirão viver de cabeça erguida com seus crespinhos/ cachinhos/ afros, enfim, terão orgulho, diferente de muitos que assim como eu só passaram a sentir isso na fase adulta.

Não deixem de assistir o documentário, ele tem menos de 7 minutos e é super interessante!



Bjos e até mais.

Pin It

24 comentários

  1. Super bacana esse documentário! Sou uma cacheada e a 3 anos livre de relaxamento! Muito feliz!

    ResponderExcluir
  2. Adoreeei Nanda! O q vc escreveu e o vídeo são perfeitos. Feliz de quem se aceita e se gosta como é. Bjks

    ResponderExcluir
  3. Meu cabelo não volta mais ao cacheado normal, está ondulado. Mas já cogitei a possibilidade de colocar um mega hair de cabelo enrolado, só não sei se ficaria bacana. Até pesquisei por aí e achei lojas virtuais especializadas (www.donachique.com.br), mas e o medo? Mas, parabéns pela sua transição...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início a gente pensa que não volta, mais quando abandonamos a química eles voltam a cachear sim, não sei se vc chegou a cortar a química existente no seu cabelo, mais quanto mais cortamos mais vão se definindo os cachos!
      Eu usei mega hair cacheado durante 2 anos, no início era um cacheado mais largo, pois meu cabelo ainda estava meio liso, depois eu mudei pra um permanentado, com cachos mais fechadinhos.
      Precisando de dicas é só entrar em contato :)
      bjo

      Excluir
  4. Olá Nanda!
    Adorei seu blog...
    Estou pensando em deixar meu cabelo ao natural, mas tenha algumas dúvidas!
    Como faço relaxamento e progressiva há um bom tempo, não me lembro nem como é meu cabelo. É bem indefinido pra falar a verdade, quando esta com escova, fica lindo, mas fico na dependência da química e do salão de cabeleireiro. Faz 08meses que não faço química, e essa semana cortei para tirar o reto, mas ainda está bem comprido. Só que só uso ele preso, pois as pontas estão horríveis, a raiz não consigo definir e fico desesperada.
    Estou com muita vontade de cortar para tirar a química, mas você acha que ele vai enrolar curto? Porque tenho medo de cortar e ele continuar indefinido, pois tenho um volume grande de cabelo. Se ele definisse assumiria na boa o cabelo que tenho, mas meu medo é não gostar. Você também passou por essa dúvida?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada pelo carinho!
      Bom eu queria muito meus cachos, definidos ou não minha primeira meta era pelo menos ter meus cachos de volta, se vc cortar a parte com química, e hidratar pelo menos 2 vezes na semana com certeza ele se definirá mais, o cabelo crespo/ cacheado necessita muito de hidratação pois ele é mais ressecado, o modo de aplicar o creme de pentear nos cabelos influência muito na definição, eu quando cortei meus cabelos, eles não estavam definidinhos, conforme fui cuidando ele começou a definir mais, e é aquela coisa, se a gente fica uma semana sem hidratar eles começam a ficar mais indefinidos, vantagem é que hoje existem máscaras de hidratação que agem em 5 minutos então pode hidratar os fios no banho mesmo!

      Dica para definição é fazer fitagem, basicamente significa passar o creme de pentear mechinha por mechinha, não adianta a gente colocar creme na mão e espalhar pelo cabelo todo que isso não funciona, depois que comecei a passar o creme mechinha por mechinha ele é outro!

      Precisando é só me procurar...bjo.

      Excluir
  5. BOM VC E MEU MAIOR ENCENTIVO NAO CANSO DE VER SEUS VIDIOS .EU SO TO A 4 MESES SEM QUIMICA NENHUMA TA DIFICIL.JA CORTEI BEM CURTO MAIS AS PONTAS ESTAM BEM LISAS VOU ESPERA ATE DEZEMBRO PRA TIRA AS PONTAS LIZAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, fico feliz em saber que sou um incentivo :)
      Sei o quanto é difícil essa fase, mais tendo força de vontade a gente consegue, vc vai ver daqui a pouco vai estar com seus cachinhos da raiz as pontas!
      Bjo

      Excluir
  6. Oi Nanda!Acabei de encontrar seu Blog,e como acredito que nada é por acaso,foi Deus que me fez achar!:) Ontem fiz meu Big Chop,porém meu cabelo está cheio e sem definição,estou há 6 meses sem passar nada e ele está cheio em cima e curto em baixo.Quero saber como vc fazia pra pentear seu crespo logo após seu big chop,pois eu nem sei o que fazer!Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor que bom, seja bem vinda, bom é normal o cabelo ficar meio indefinido uns dias, ele vai melhorando conforme vai assando os dias, comece hidratando de 2 a 3 vezes na semana, e na hora de passar o creme divida o cabelo e vá passando o creme mecha por mecha, e não economize no creme, tem que colocar uma quantidade generosa, porém aos poucos, até achar que esta bom!
      Veja esse post, mostro como vc pode faço fitagem http://nanda-beleza.blogspot.com.br/2012/07/como-eu-faco-uma-fitagem-rapida-no-meu.html
      Caso não conheça, fitagem é o modo de aplicar o creme, muitas cacheadas e crespas utilizam a técnica, no youtube tem diversos videos!

      Bjo

      Excluir
  7. Oi,Nanda! Acabei de achar seu blog. Estava pequisando no google sobre transição cabelos crespos, e te encontrei. Seus cachos são lindos! A história do meu cabelo é a mesma da maioria das pessoas : muita progressiva e muito alisameno, escova, prancha. Ele não resistiu, caiu e quebrou muito. Já tentei outras vezes deixar de alisar, não consegui, mas agora estou firme nesse propósito! Vou "me agarrar " em você, hein. Pretendo dar o grande corte em dezembro, mas meus cachos só definem com relaxamento. No momento está um "samba do crioulo doido"rsrsrs, mas vou levando, não estou nem escovando mais, pois quero ele bem saudável. Beijos e obrigada por compartilhar essas dicas preciosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda aqui viu, brigada pelo elogio, um conselho que e dou, evite a química por enquanto, vai tirando essa química que esta no seu cabelo até vc ficar com ele todo natural ai quando ele estiver natural vc vê como ele fica, se não ficar como vc quer ai sim vc pensa no relaxamento.
      Caso não faça ainda, comece a aplicar o creme de pentear mecha a mecha no cabelo isso ajuda muito na definição dos cachos, o cacho só vai definir totalmente quando vc acabar de tirar esses alisamentos que ainda estão no seu cabelo.
      Precisando é só me procurar viu...Bjo

      Excluir
  8. Nanda, hoje entrei em seu blog pela primeira vez e já amei, estou a cinco meses sem química, mas só essa semana decidi que quero ser natural,consegui cortar uma boa parte do alisado, ainda falta um pouco pra cortar mas meus cachinhos já estão ficando definidos, estou tão feliz,comprei vários acessórios,cremes, pois só usava para cabelos lisos,só que ninguem gostou,nem meu marido, e eu odeio quando ele chega metendo a mão no meu cabelo querendo abaixar, desmanchando os cachos, bagunçando todo, dizendo que ta esquisito mandando passar chapinha.Arrependida não estou nem um pouco, me olho no espelho e acho meu cabelo lindo, mas parece que só eu vejo isso. Fico tão triste que sinto vontade de chorar e gritar. Ainda bem que encontrei alguem para compartilhar pois não tenho ninguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai flor, fica firme no seu propósito, o importante é vc se olhar no espelho e se sentir bem, comigo foi assim também, pessoas próximas não aprovaram, mais eu não estou nem ai o importante é a gente se gostar.
      Daqui a pouco vc esta com o cabelo todo natural, lindo saudável parecendo uma DIVA ai seu maridão vai ficar com ciumes rsrs.
      Se precisar pode me procurar, terei a maior honra em lhe ajudar...bjo e volte sempre!

      Excluir
  9. Meu cabelo está em transição... Está bem no começo mas estou enloquecendo. Quanto tempo mais vou ficar assim? ='( Espero ter forças pois está difícil. Eu quero perserverar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo de transição depende muito do comprimento que vc aceita assumir, tem pessoas que cortam o cabelo curtinho e se assumem logo de cara, eu esperei 2 anos até cortar as partes que estavam lisas...fica firme que vc conseguirá...bjos!

      Excluir
  10. Adorei o documentário e o seu texto!
    Extremamente sensíveis e verdadeiros..
    Estou no momento de transição - 6 meses (e não é a primeira vez, pois já "cedi" de outra vez) e sei do caminho real que tenho pela frente.
    Mas o que a Zina diz é fato real..o brilho e o toque macio dos cabelos naturais nos surpreende.
    Nos traz sinal de saúde.
    Venho cortando o alisamento muito aos poucos pois meus fios são super finos, e eu preciso de um "certo peso" para dar um formato ... e lendo suas respostas bateu exatamente com o que tinha oensado em fazer esta semana. Colocar um aplique (não muito grande) para ter o peso e administrar melhor todo esse processo de transição..
    Parabéns Nanda.. adorei o seu espaço.
    bj Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice fico muito feliz que tenha gostado do blog, te desejo tudo de bom, muitas vibrações positivas pra que vc consiga enfrentar a transição dessa vez!
      Bjo e volte sempre, se precisar de alguma dica é só me perguntar.
      Bjo

      Excluir
  11. Nanda, eu comecei minha transição nesta semana, e fiz um vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=4tVL9D1ESx0&feature=youtu.be

    Espero que curta, a gente tem que se unir contra o preconceito e a favor dos nossos cachinhos! beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! meu nome é Dayane, e eu cortei joaozinho sem medo de ser feliz, ele estava nos ombros.. olhei tive vontade de chorar, porque ele esta todo sem rumo... em baixo na nuca ja posso sentir ele encaracolado e pesado, nao sinto isso há 10 anos de definitiva. CHEGA quero meus cachos de volta! Meu marido ama!
    Ele me conheceu assim.. de cachos! o problema é esse curto joazinho, é dificil gente... muito dificil muita gente nao aceita, nao me entende, diz que eu to feia, mas eu nem ligo, daqui a uns anos eles estará enorme e cacheados! obrigada linda seu blog é demais!!!! cortem meninas nao quero nada, nem permanente, nem cabelos falsos, cortem!

    ResponderExcluir
  13. Eu cortei joazinho gente! Fui hiper descriminada por isso, mas eu nem ligo. 10 anos de definitiva chega! ta dificil, me sinto feia, mas nao importa, nao tenho paciencia, ou corta ou corta! tava nos ombros lisinhos e chega! meu marido ama os cachos... cortem mesmo meninas!

    ResponderExcluir
  14. Olá! meu nome é Dayane, e eu cortei joaozinho sem medo de ser feliz, ele estava nos ombros.. olhei tive vontade de chorar, porque ele esta todo sem rumo... em baixo na nuca ja posso sentir ele encaracolado e pesado, nao sinto isso há 10 anos de definitiva. CHEGA quero meus cachos de volta! Meu marido ama!
    Ele me conheceu assim.. de cachos! o problema é esse curto joazinho, é dificil gente... muito dificil muita gente nao aceita, nao me entende, diz que eu to feia, mas eu nem ligo, daqui a uns anos eles estará enorme e cacheados! obrigada linda seu blog é demais!!!! cortem meninas nao quero nada, nem permanente, nem cabelos falsos, cortem!

    ResponderExcluir
  15. Oi! Adorei seu blog. Vou contar minha experiencia. Meu cabelo e Kinky, muito carapinha e com pouco volume e finissímo. Depois de doze anos de guanidina, porque amônia estava terminantemente proibido pela minha cabeleireira, resolvi me livrar da química definitivamente, estou a quase seis meses sem alisar, fui cortando aos pouquinhos, tirei toda a parte da frente e no ontem dia 17/02/2013, fiz o big chop, meu cabelo está joãozinho, gostei muito. Quero que ele cresça. Nunca mais coloco química nele, não vale apena!.
    Um grande bj!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanda?! meu nome é Ana Paula, e estou pensando seriamente em fazer o grande corte! fiz alisamento definitivo e estou sem colocar nada no cabelo já há dez meses,ele está curtinho mas já com meus cachinhos e tem só uns fios lisos mas curtos porque meu cabelo bate na nuca! se pudesse te enviaria uma foto de como ele está agora pra ver se vc também achaa uma boa idéia eu fazer meu big chop pois gostaria de ter uma opinião sua também!

    ResponderExcluir


Volte sempre e comente quando quiser.
Beijinhos