24/01/2013

Queda Capilar

Oi gente tudo bem?
O assunto hoje é algo que algumas mulheres estão sempre reclamando, que é 
a queda de cabelo.
Acalmem-se sempre quando a gente vê um tufinho de cabelo no ralo do banheiro se desespera e acha estar com queda de cabelo, mais nem sempre os cabelos no ralo do babnheiro significam que estamos com queda, vamos entender porque.
O nosso cabelo tem 3 fases chamadas Anágena, Catágena e Telógena porém tem quantidades que estão na primeira fase, quantidades na segunda e
 quantidades na terceira.

Vamos entender um pouco de cada fase.



Fase Anágena: 
É a fase de crescimento do cabelo, isso em um couro cabeludo com condições normais e saudáveis, dura de 2 a 6 anos.




Fase Catágena:  
Fase intermediária do ciclo de vida do cabelo, fase em que ele da uma descansada que dura de 1 a 2 semanas.




Fase Telógena: 
Fase de eliminação dos cabelos mortos, ou seja os fios que se desenvolveram  cresceram e morrem depois disso caem para dar lugar a um novo fio  essa fase de eliminação dura de 5 a 6 semanas. 




Bom então com isso nós podemos entender que sempre vamos ter fios de cabelos caindo, é normal perdermos de 50 a 100 fios diariamente, a gente pode conferir isso da seguinte forma, pegamos uma mecha de cabelo, uma mecha não muito grossa, puxamos essa mecha, se sairem mais de 10 fios ai sim pode ser queda, fora isso é o normal, vi essa dica a muitos anos em u programa de TV.
Agora que já sabemos diferenciar a queda capilar da queda normal do cabelo, vamos conferir o que causam as quedas capilares elas podem ser tanto externas como internas.
Não quero ser estraga prazeres pois sei que tem muita gente que faz químicas, mais o uso delas é um dos fatores que podem fazer o cabelo ter queda, o acúmulo de produtos no cabelo, no couro cabeludo, por isso é bom lavar os cabelos com um anti resíduos de vez em quando, penteados muito apertados, fatores internos podem ser 
falta de vitaminas no corpo.
Uma dica que quero deixar é a seguinte, quando a queda de cabelo estiver fora do normal é bom procurar um dermatologista para se fazer alguns exames caso necessário ou para que ele prescreva um tratamento ideal para vocês.
Digo isso pois eu tenho hipotireoidismo, e se por algum motivo eu fico com o hormônio da tireoide alterado já começa a me dar uma queda maior de cabelo, não chega a ser drástica mais eu percebo que a quantidade de fios aumenta.
Temos que estar cientes de quando o assunto é queda capilar nem sempre shampos fortalecedores que compramos no mercado e não digo mercado de loja digo mercado no geral, não importa marcas, preços, se a queda for grande só um médico pode indicar um bom tratamento, existem diversos fatores, como disse internos e externos e por esse motivo é bom que se notarem uma queda de cabelo mais intensa procurem um dermatologista para que ele possa investigar o motivo.

Outro fator que assusta as mulheres é a queda de cabelo no pós parto.

Os cabelos das mulheres grávidas crescem mais rápido, com mais brilho, cheios de vida, mais depois que o bebê nasce vem um momento tenso, depois do parto as alterações hormonais que ocorrem favorecem muito a queda de cabelo,  em geral  essa queda é mais intensa nos 4 meses após o parto, especialmente em mulheres que amamentam.
A queda nas mamães recentes funcionam da seguinte forma, o cabelo das grávidas ficam mais fortes durante a gestação, se era normal cair até 100 fios por dia em uma mulher não grávida, nas grávidas isso quase não acontece, porém depois da gravidez esses fios todos que não caíram durante a gestação começam a cair, durante essa etapa de pós parto é normal cair cerca de 500 fios por dia, é muito cabelo, porém não tanto o bastante pra deixar uma pessoa careca, a gente tem muito mais muito mais que isso!
Se uns 6 meses após o parto o cabelo ainda estiver caindo muito é bom procurar a ginecologista ou dermatologista pois pode ser algum problema por exemplo anemia ou problema na tireoide!
Espero que o post sirva para tranquilizar quem fica achando que está com queda a todo momento e não está, prestem atenção também, para ver se esses fios estão quebrados ou se caíram pela raíz, pois existem diferença entre eles, o cabelo que cai da raiz tem uma bolinha branca na parte que sai do couro cabeludo, como na maioria das vezes o fio já esta na mão a gente tem que olhar nas duas pontinhas dele pra ver se tem uma bolinha branca em uma das pontas, se não tiver o fio foi quebrado.

Espero que ajude, não sou nenhuma expert, mais sempre pesquiso pra manter meu cabelo saudável e venho aqui dividir com vocês as coisas que aprendo e descubro!
Bjos pra vocês e até mais.


Pin It

3 comentários

  1. gostei dos esclarecimentos....
    nanda vc ja usou monovin A???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei sim Maria, nunca notei um crescimento espetacular, mais na época senti que ajudou sim!

      Excluir
  2. ok...comecei a usar essa semana...se tiver um resultado diferente...venho aqui postar...bj bj bj

    ResponderExcluir


Volte sempre e comente quando quiser.
Beijinhos