27/02/2013

Meu ponto de vista sobre químicas capilares


Me perguntaram porque eu não gosto de falar sobre relaxamentos, permanente afro e porque eu incentivo o cabelo natural.

Então quero deixar minha resposta pública para que todos vocês saibam.

Eu não gosto de falar de relaxamentos e permanente afro e qualquer química que mude a forma natural dos fios, porque depois que eu assumi meu cabelo cacheado ao natural eu vi que é possível sim, cuidar do cabelo ao natural, basta querer e aceitar o seu tipo de cacho mais crespo, menos crespo, enfim, não gosto de incentivar as químicas, pois foi por uso delas que acabei perdendo meus cachos, aceito a escolha de outras mulheres que gostam de cachos optar por relaxar ou fazer permanente para ficar com seus cachos exatamente como queriam, mas se eu sentir uma abertura da parte delas vou sempre citar "Mas vc já pensou em ter seu cabelo ao natural?"
Eu só posso falar bem daquilo que da certo pra mim, de coisas que eu faço.
Sei que muitas pensam que eu dou "um relaxamentozinho leve na raíz" mais não, eu não faço isso, se soubessem a raiva que tenho desse processo hoje em dia, nem me fariam essa pergunta, o relaxamento passa em uma calçada e eu em outra pois se eu encontro com ele não me seguro kkkk, peguei raiva por saber que perdi meus cachos no passado por conta desse "relaxamentozinho".
É tão fácil acreditar que um cabelo pode ser bonito com um "relaxamentozinho" e tão difícil acreditar que pode ser bonito sem ele?
Eu enquanto estiver com meu blog e fan page pretendo levantar a bandeira de que qualquer tipo de cacho, crespo, black, afro pode ser usado ao natural SIM, basta querer, ter disposição pra cuidar, gostar do estilo, enfim.
Vc só não usa seu cabelo ao natural se não quiser!
Tem meninas que entram em contato comigo e perguntam, "Vc faz algum relaxamento" e eu digo não, e conversamos mais, ai depois elas dizem, "ai se o meu fosse como o seu eu usaria ao natural, mais o meu é ruim demais",  não existe essa de ruim demais, se você diz isso é porque não aceita o seu tipo de cabelo, aceita o dos outros, gosta do das outras pessoas mais do seu não, não adianta querer que o cabelo seja igual ao meu, tem muitas meninas que tem o meu tipo de cacho sim, mas outras não, quando você quer usar o cabelo ao natural, você conhece o seu cacho e aceita ele da forma que é, eu queria o meu cabelo cacheado desde a raiz, mais não é assim, ele cacheia depois de uns 5 dedos da raiz ou seja, tem a raiz mais lisa, não era o que eu esperava, mais eu aprendi a gostar dele exatamente como é, e é isso que deve ser feito, se você quer voltar aos cachos para ser você mesma, parar de seguir padrões você vai se acostumar e gostar do seu tipo de cabelo como ele é, e vai aprender a fazer coisas que valorizem a beleza deles, agora se você focar em um tipo de cabelo, isso ainda significa que quer seguir padrões!
Lógico que podemos nos inspirar em diversas pessoas, mais devemos ter em mente que o nosso cabelo será o nosso e não aquele em que nos inspiramos, se pensarmos assim, não teremos crises do tipo "vou alisar porque não ficou daquele jeito, vou relaxar por que não ficou daquele jeito", enfim.

Eu quando assumi meu cabelo, cortei mais curto como a Sheron Menezes usava a uns meses atrás, na época que cortei eu curti bastante, meu cabelo ficava mais black, e eu estava achando bem legal, mais ai ele foi crescendo e descendo, até que perdeu o efeito black e eu vi que o meu tipo de cabelo só ficaria mais black se estivesse bem curto, mais enfim aceitei o meu, parei de querer que fosse de tal jeito se ele era de outro.

Obs.: Sei que muitas que fazem o uso dos processos químicos que citei podem não gostar do meu ponto de vista, mais esse é o meu pensamento, mais uma vez reconheço que tem muito cabelo quimicamente tratado e lindo, infelizmente não foi o meu caso, por isso me livrei da química, e por isso incentivo o cabelo ao natural!


Então é isso, gente, espero que entendam meu ponto de vista...Bjs e até mais.


Pin It

13 comentários

  1. Adoreeei =] Minha raiz ta igualzinha ao cabelo da sheron menezes, se estivesse todo natural estaria assim mesmo..

    ResponderExcluir
  2. Era exatamente isso que eu escutava quando comecei a usar ao natural: "Mas por que você não relaxa só a raiz?" Ora, primeiro PORQUE EU NÃO QUERO, segundo porque a raiz vai deixar de ser raiz no mês que vem, então eu vou ter que relaxar a raiz e em pouco tempo meu cabelo vai estar nem lá nem cá, sem forma e sem ser original. Gostei do texto. E estou amando meus cachinhos. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa to ouvindo isso direto NOSSA ALINE que vc fez no cabelo? Ta estranho....
    adoro tudo q vc postaaaaa...

    bjusss

    ResponderExcluir
  4. Nossa to ouvindo isso direto NOSSA ALINE que vc fez no cabelo? Ta estranho....
    adoro tudo q vc postaaaaa...

    bjusss

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por expor seu ponto de vista de forma segura, madura, sensata e claro, respeitando às escolhas alheias.

    Infelizmente, isso não é realidade para todas. Por isso é perfeitamente possível a harmonia entre quem usa cabelos quimicamente tratados e quem usa os cabelos naturais. Afinal, como costumo dizer e pensar, o que une as mulheres com cabelos crespos e cacheados, não são apenas as ondinhas definidas, mas algo muito maior que tem haver com nossa ancestralidade.

    Parabéns por sua cosmovisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada FernnandahCriloura, me sinto honrada com seu comentário, afinal vc tem um dos cabelos quimicamente tratados mais lindos que já vi, gostei de saber que o meu pensamento foi bem visto, vejo em muitos grupos no facebook as "naturais" com um certo preconceito, querendo impor que a outra seja natural, isso é tão chato, por isso eu fui me afastando, não interagindo tanto, a gente pode incentivar, pode mostrar os benefícios, vantagens, daquilo que a gente gosta, mas não se pode rebaixar a escolha do outro, eu via que aquilo não estava de acordo com o que eu pensava,e me sentia incomodada, uma dia alguém em um grupo disse que tinha desistido da transição e tinha relaxado o cabelo, muitas crucificaram e eu não me contive e parabenizei a moça, pois se ela não estava feliz com seu visual, tinha que procurar uma forma de melhorar, a pessoa estava se sentindo bem naquele momento em que relaxou, então não tem porque as outras ficarem crucificando, só falei pra que ela cuidasse em dobro pra manter os fios bonitos e saudáveis, é como eu citei aqui, eu incentivo o natural, eu sai da química por não gostar, então eu só posso falar bem daquilo que dá certo pra mim, por achar até mais fácil pra cuidar, mais minha prioridade é incentivar os cachos no geral, mostrar cuidados para os cachos sem querer saber se é quimicamente tratado ou não!

      Excluir
  6. Exatamente, Nandha

    Este é o grande mote da questão dos cabelos crespos: respeito às escolhas alheias. Hoje há muitos grupos e alguns quero toda distância por um motivo bem simples: levantam a bandeira do cabelo crespo e desconhecem todo o processo histórico e social de resistência e lugar que a sociedade preconceituosa e racista quer nos colocar. Assumir um cabelo crespo, seja ele natural ou quimicamente tratado, é bater de frente com o mercado que exige que negras e negros se vejam, se sintam e se comportem como brancos desprezando tudo que foi construído até hoje e isso eu não aceito.

    Traduzindo em cachos ou molas a mesma coisa: precisamos respeitar as escolha alheias para não nos perdermos e para não criarmos uma intolerância ao que é diferente. Se for por este caminho, iremos justificar a II Guerra Mundial, a Guerra Civil na África entre outras guerras, pelo simples prazer de não aceitar o outro como ele é.

    Beijos e fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente...Bjs e até mais.

      Excluir
  7. Excelente post, eu que tenho cabelo quimicamente tratado já nem entro nos grupinhos, gosto de acessar mais as dicas porque nutrição e hidratação todos os cabelos do mundo irão responder...e realmente discutir ponto de vista com pessoas intolerantes é cansativo e na maioria das vezes aborrece, afinal somos diferentes. O que falta é bom senso, se eu não curtir algo de alguém de uma página prefiro o silêncio que é sábio: não lhe serve caia fora,bem simples!!! Acho muito deselegante as pessoas fazerem críticas que beiram à grosseria, por isso achei seu post consistente,é uma análise com respeito COISA QUE FALTA NESSA BLOGSFERA (LEIA-SE LEITORAS) E NESSE MUNDÃO A FORA, como citou uma das Aline acima, gente intrometida que não pagam suas contas,ora me façam o favor do silêncio..HAHAHHAHAHAHAHHA , BAH trovei uma barbaridade hoje, chega de papo!! Adorando seu blog!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre bem vinda linda, afinal independente de química ou não precisamos cuidar dos cachos, compartilho dicas para todas, incentivo o natural pois desde que assumi meu cabelo sinto que as meninas que querem sair dos alisamentos/ relaxamentos gostam de ser incentivadas e falo de cuidados no geral, penteados, porque agrada a todas nós! Bjs

      Excluir
  8. Nossa,eu quero muito meu cabelinho de volta! Rsrs'...mas é aquela coisa,eu moro em um lugar onde o padrão de beleza é: seja gostosa,e tenha os cabelos lisos e compridos. Eu particularmente não gosto,mas fazer o que. A muito tempo venho me prendendo á este padrão ridículo,tentando deixar meus cabelos lisos,e compridos (compridos,ficaram a desejar,haha). Tenho um certo medinho,de mudar,mas no estado em que meu cabelo está,que eu só pendo ele,ele está horrivel. Então decidi que vou deixar ele cacheado sim,e um dane-se ás piadinhas de mal gosto,do pessoal da minha idade (que tem a idade mental de 5 anos né). O ruim é que até minha AMIGA,acha feio,e se eles me zoarem eu não vou me sentir bem :( ...#confusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, parabens pelo blog!!!!

      sou nova por aqui, mas ja sou sua fa :) achei seu blog procurando por "relaxamento natural" pq nao quero mais usar quimica no meu cabelo, e espero conseguir cuidar deles com receitas naturais. E aqui estou, e estou adorando suas dicas e esse post eh excelente.

      Vc disse tudo, "não existe essa de ruim demais, se você diz isso é porque não aceita o seu tipo de cabelo, aceita o dos outros, gosta do das outras pessoas mais do seu não".

      Eu ja alisei muito meu cabelo, mas ha uns 5 anos assumi os cachos e nunca fui tao feliz :) mas como minha raiz eh crespa, sempre fiz relaxamento no salao, so pra "soltar os cachos" e tudo ia muito bem.... ate que mudei de pais...... hj moro na Irlanda (por isso escrevo tudo sem acento rss, meu teclado nao tem).

      E ai meu "drama capilar" comecou novamente rss, primeiro pq aqui nao tem produtos para o nosso tipo de cabelo, e ate existe alisamento e permanente, mas nao como conhecemos por ai, eles nao sabem lidar com nosso tipo de cabelo. Ate tentei cabeleireiro brasileiro, mas o problema sao os produtos mesmo, pq ate fiz um relaxamento aqui e ficou bom por uma semana rss, depois meu cabelo quebrou, ficou horrivel.

      Entao nas minhas ferias no Brasil fui em uma cabeleireira indicada por uma amiga (apesar de gostar da minha, queria mudar de quimica, pq usava hidroxido de sodio, e sempre achei forte, mas minha cabeleireira insistia).... entao resolvi mudar......Nanda foi a pior coisa que fiz, meu cabelo que ate entao, nao estava mais tao bonito, mas estava ok. Eu falei mais de 100 vezes que queria continuar com os cahos e ela disse que so ia reduzir o volume, que assim que eu lavasse meu cabelo voltaria a cachear....... isso foi a 6 meses e estou esperando ate agora meus cachos voltarem... ela alisou meu cabelo!!!!!!!

      Ela usou uma progressiva sem formol, mas como meu cabelo ja tinha quimica, alisou :( e pior eu comprei o produto dela pra fazer em casa.

      Agora estou eu aqui com o produto que custou uma fortuna e com a raiz cacheada e o comprimento liso :(

      agora estou com trauma de quimica, nao quero mais depender disso. Sem falar que gosto muito mais de mim com cachos, detesto meu cabelo com cara de alisado, nao sou eu rss.

      Agora vou seguir suas dicas pra meus cachos voltarem saudaveis e lindos, mas dessa vez sem quimica :)

      Excluir
  9. Não querendo ser chata! Mas só para vcs saberem a Sheron Menezes, relaxa o cabelo.

    ResponderExcluir


Volte sempre e comente quando quiser.
Beijinhos