05/03/2013

Hidratação, Nutrição e Reconstrução e Minha forma de cuidar do cabelo

Sabe quando a gente entra em um lugar pra comprar produtos capilares, são tantas máscaras existentes no mercado, tantas funções diferentes que a gente se perde, e as vezes a gente nem repara essas questões direito.


Mais o negócio é, o cabelo precisa de todas as etapas necessárias, eu não sigo nenhum cronograma certinho, eu vou tipo no "chute" pra cuidar do meu cabelo, já já eu
 falo sobre isso.
Agora vamos ver pra que serve cada tipo de máscara.


Máscaras de Hidratação

As máscaras hidratantes servem para  fazer uma reposição hídrica, que é repor a água dos fios, a gente perde água por conta de secadores, tinturas, químicas, mas também por questões naturais, como vento, sol, chuva, enfim.

Máscaras de Nutrição

Elas fazem uma reposição de lipídios, pra vocês entenderem, nosso cabelo quando é crespo/ cacheado não tem uma oleosidade natural nos fios, tem mais é pouca coisa, por isso são mais ressecados por natureza, a nutrição tem mais ou menos essa função de repor óleo, isso não vai deixar seu cabelo oleoso, essa reposição lipídica fornece o que seu cabelo precisa.

Máscaras de Reconstrução


A reconstrução tem a função de repor as proteínas dos fios, repor de coisas que já são existentes em toda fibra capilar.

Pesquisando sobre o assunto, vejo que os produtos mais profissionais, ou mais caros, são mais potentes, mais os mais acessíveis (que eu mesmo costumo usar) também dão resultados, a longo prazo mais ajudam, já os mais profissionais são considerados mais potentes por melhorarem o cabelo a curto prazo.

Acho que de todas essas máscaras a que eu mais faço uso é de nutrição, pelo que andei pesquisando, dependendo do estado do cabelo que vamos definir as etapas a se fazer, pois cada cabelo cabelo necessita de um tipo de cuidado, pois tem cabelos que precisam de mais nutrição, outros de reconstrução, enfim.

Porém o cronograma que parece ser o básico, é esse abaixo, pois vejo muita gente utilizando ele.



Eu não sigo nenhum cronograma corretamente, na realidade eu acho mais fácil pra mim sentir como meu cabelo esta naquele dia e decidir o que vou utilizar na hora, e isso tem dado certo pra mim até então, sei que não é o considerado certo aos olhos de muitas pessoas, mas é como eu cuido, e analisando essa tabela não foge muito do que eu realizo, a diferença é que eu faço mais nutrições, e os dias que reservo para cuidar são esses que marquei mesmo.
Depois da quarta semana, começa todo o processo novamente.
O cronograma capilar é algo bem mais complexo que isso, que eu estou mostrando aqui, isso é uma forma que eu simplifiquei pra eu cuidar do meu cabelo, que isso fique bem claro para as pessoas que seguem o cronograma corretamente, para que nem precisem dizer que estou fazendo errado, ok.
Por exemplo se me perguntarem que máscara nutritiva eu indico, eu vou citar um nome da que eu uso pois pra mim ela serve para aquilo pois eu não reparo tanto nas fórmulas, reparo mais no que esta escrito na frente das embalagens mesmo, observo também se ela tem alguns componentes necessários para aquela determinada fase, mais pelo que vejo no cronograma correto eu não acompanho certinho, defino que ela é para aquilo de uma forma simples, pois no cronograma correto é assim, se tem um componente nutritivo na máscara se ele estiver lá no fim da composição já não serve para nutrir, serve para outra função, mais basicamente hidratação, por eu achar complicado demais tudo isso, eu desconsidero isso, e mesmo que aquele componente esteja no fim, se aquele componente é pra nutrir eu vou usar pra nutrir, mesmo ele estando no fim da máscara, mas é somo como eu disse, o cronograma é bem mais complexo que isso.
Por isso eu costumo sempre tratar tudo com o nome de hidratação, quando falo com vocês, pois quem já é mais entendida no assunto acaba me corrigindo e dizendo essa máscara esta escrita reconstrução mais na realidade serve para nutrição, ou vice- versa, eu já sei disso, e por achar tudo meio complicado ai nem me aprofundo para identificar tudo certinho.
Mais ao olhar por cima essa história de cronograma, já me ajuda a cuidar do cabelo e estou satisfeita assim dessa forma simplificada que estou realizando, se eu aprender tudo certinho um dia, beleza, se não, acho que não vai ser uma tragédia pois estou me virando bem dessa forma!

Bom eu encontrei um arquivo interessante no qual podemos identificar as composições que servem para cada etapa, por exemplo itens que são mais hidratantes, mais nutritivos, enfim.
(Clique na imagem para aumentar)


Espero que esse post ajude um pouquinho vocês que cuidam do cabelo de uma forma mais simplificada assim como eu, na realidade não falo aqui sobre um cronograma capilar perfeito, que fique bem claro, mostro mesmo uma forma simples, peguei uma informação aqui outra ali, e idealizei uma forma que pra mim é o ideal pra me ajudar a cuidar do meu cabelo.

Fiquem com Deus e até mais




Pin It

20 comentários

  1. Nanda, não consegui abrir o arquivo, nem com o Firefox, nem no Chrome, nem com word.

    Por isso que eu gosto do seu blog, porque vc simplifica as coisas, se eu tivesse que ficar lendo composição (que não sei porque raios agora vem em inglês), eu não sei se ia conseguir. Seu cabelo é lindo e bem tratado. Eu espero chegar lá tbm. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudei o link, vê se dá certo, aqui esta ok, se continuar com problemas vou fazer um post depois!

      Excluir
  2. Oi Nanda!
    Achei seu Blog através do Face... e que bom pois adorei mais esse cantinho falando de cabelos de Crespos e Cacheados, mas um canal para cuidarmos cada dia mais e melhor de nossa madeixas!
    Claro que vou seguir e sempre estarei aqui comentando e aprendendo um pouco mais. Hoje foi exatamente isso que aconteceu...aprendi com a suas dicas e firmei o pensamento de que o melhor a fazer para o meu cabelo é Hidratar e Nutrir SEMPRE!
    Confesso que não tenho rotina de cronograma, atualmente faço Hidratação uma vez na semana, e tenho procurado conhecer novos produtos que fiquem cada vez melhores no meu cabelo. O problema é que não sei entrar numa farmácia sem comprar algo para eles!rsrs

    Um ótimo dia para nós Nanda!
    Beijoks
    Cintia Dias
    http://re-construindoumavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O cronograma capilar não é muito simples, já estudei muito, e não foi pouco. Os fabricantes das máscaras brasileiras não são obrigados pela Anvisa a seguir o padrão dos produtos internacionais, ou seja, não se pode afirmar que por um componente nutritivo por estar no final da composição, significa que ele foi utilizado em menor quantidade. Não há legislação para isso. Portanto, as pessoas não são donas da verdade. Já segui o cronograma à risca e hoje utilizo os produtos pelo toque e aparência do cabelo. Se está dando certo para você, não há com o que se preocupar. Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai ta vendo essa eu não sabia, quando eu pedi uma explicação por querer iniciar o cronograma diversas que já fazem a tempos me informaram isso, que se tal componente não estivesse no inicio ai só serviria para hidratar, por isso larguei mão disso e pensei,minhas máscaras então são todas hidratantes, vou tratar tudo como hidratação então rsrs, gostei de saber disso...Bjs

      Excluir
    2. Eu também não sabia disso, são poucos que pesquisam para nos informar. Eu leio bastante e um dos blogs que falou sobre o assunto foi este:

      http://www.produtinhosnocabelo.com.br/2012/05/composicao-dos-produtos-cosmeticos.html

      Dá uma lida no link.

      Por isso não adianta ame falar que tal componente é "proibido", que a máscara tal é fraca, eu procuro informações além, porque nunca sabemos de tudo né?

      Bjus!

      Excluir
  4. Muito interessante isso que a Helena nos disse. Eu sempre pensei que os componentes que estavam no princípio vinham em maior quantidade. É bom saber que os produtos brasileiros não seguem essa regra. Eu já segui esse cronograma capilar durante um mês. Agora vejo uso aquilo que o meu cabelo pede. E já percebi que meu cabelo não gosta de máscaras reconstrutoras. Ele fica mais saudável com máscaras nutritivas. Então abuso dos óleos. E reconstrução faço faço de 40 a 40 dias e olhe lá! As vezes passo disso! Acho que vale a pena observar o cabelo, e ver o que ele realmente precisa. As pessoas possuem cabelos diferentes, então eu acho que não dá pra usar o mesmo cronograma pra todos os tipos de cabelo. É necessário fazer adaptações. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Que pena que os cremes não são como os chocolates, q vem em ordem e dá p saber se vc está consumindo ou comprando uma quantidade maior de chocolate ou não!
    Obrigadao Nanda por me responder e ajudar por email!
    Com certeza continuarei da forma simples, experimentando sempre. E como disse a amiga Helena:"pelo toque e aparência do cabelo"
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Foi o melhor post sobre Cronograma Capilar que já vi. Vc usou palavras e meios simples para explicar um assunto q realmente é meio chato de entender. Parabéns! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Quem não ama essas prateleiras né? rs Estou querendo começar um cronograma capilar tbm... adorei seu post, me tirou algumas dúvidas. Lindaa!!!
    Beijo

    http://charmandgloss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou acompanhando seu blog para aprimorar minha transição. Este Post ajudou muuuuito e seu cabelo tá lindo!

    Obrigada!
    Beijos,
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  9. NOSSA NANDA,VC ESTA BEM? ESTA SUMIDA CADE VC???!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava com uns probleminhas particulares, mais to de volta :)
      Avisei no face da minha sumida e esqueci de avisar aqui... mais fico feliz em saber que se preocupou comigo...Bjs

      Excluir
  10. Esclarecedor o post, Nanda!
    Seria bom se a moda do cronograma se espalhasse também entre os fabricantes, não? Ficaria bem mais fácil para a gente!

    Bjus

    p.s: tô esperando o post sobre o novo pantene! *-*

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanda!!

    Seus posts tem me ajudado bastante a ter força para deixar as madeixas crescerem!
    Gostaria que meu cabelo tivesse mais volume ....Ele ainda está curto ! Hidrato ele sempre que posso!!! Afinal de contas o tempo é corrido! Mas tenho ouvido muitos falarem que cabelo cacheado é lindo comprido,e isso tem me deixado um pouco triste ! Ainda mais por que sou complexada quando o assunto é beleza! Graças as hidratações ele tem crescido,mais a ansiedade é muita e isso faz com que pareça que ele não cresceu nada e que vai demorar pra chegar na altura do ombro! rsrsrsrs.....Faz tempo que não corto ele,pois tenho medo de cortar e ele ficar ainda mais curto....Mais quando ele seca,o cabelo fica estilo "tigelinha"...rsrsrsrs....Como você faz para tem volume no cabelo? Qual o corte do seu cabelo quando ele ainda estava curto? Você sempre usou difusor para cachear e evitar ficar com o cabelo molhado?
    Mto obrigada Nanda!!

    Bjus*-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, tira isso da sua cabeça, cachos curtos são lindos também!
      Na minha opinião ficar muito tempo sem cortar não é legal, o tempo certo pra cortar é quando as pontas estão ressecadas, feinhas com pontas duplas, cortei o meu a dois dias e deu um up no cabelo!
      Eu sempre fiz o mesmo corte em camadas, não mudei até hoje, e difusor, uso bem raramente, em ocasiões de extrema necessidade, pois prefiro o cacho seco ao natural, difusor só se eu precisar sair e o cabelo ainda não estiver seco, mas raramente acontece, pois sempre lavo com antecedência...eu já tenho muito cabelo e o modo que aplico o creme mecha a mecha e o ato de amassar todo o cabelo depois de seco da um up!

      Bjs

      Excluir
  12. Primeiramente, teu cabelo é lindíssimo!
    Acho que nunca vi um cabelo crespo tão bonito ;)
    Obrigada pelas dicas...estou louca p/ começar o meu Cronograma capilar!
    Só quero fazer a minha progressiva primeiro para poder avaliar os resultados!

    Beijinhos!!!
    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Nanda, amei seu blog, parabéns pela postagem, muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  14. Queria saber qual creme vc usa no dia a dia ?

    ResponderExcluir
  15. Melhor explicacao q essa n tinha visto...nwm sabia da existencia de cronograma capilar,pior ainda quando vi alguns videos,q n explicavam como fazer.A unica coisa q acho complicado é achar uma mascara com. as finalidades isoladas...um bj e adoooooro seus videos.

    ResponderExcluir


Volte sempre e comente quando quiser.
Beijinhos