01/04/2013

Será que estou hidratando meu cabelo de forma correta?

E ai gente linda, vocês hidratam seus fios de forma correta?
Antigamente quando eu tinha o cabelo quimicamente tratado eu raramente fazia hidratações, e quando fazia eu hidratava da seguinte forma, passava a máscara no cabelo seco, esperava uns 40 minutos e ia lá lavar na água 
quente do chuveiro.
Será que eu estava agindo certo?
Muita coisa errada pra pouco cabelo gente!
Mais deixando os erros de lado vamos falar da forma ideal de cuidar dos fios, claro que existem muitas pessoas que não cuidam dos seus cabelos dessa forma e tem bons resultados, mas essa na minha opinião é a forma mais convencional de se cuidar dos fios.




É ideal que se passe um shampo para limpar os fios, geralmente nas embalagens, indicam que o cabelo deve ser lavado 2 vezes, mas não vejo necessidade disso, uma única lavagem com shampo é o suficiente, é legal que se comece pela raiz, massageando com movimentos circulares todo o couro cabeludo, durante uns 2 minutinhos, pra que  limpe bem o couro cabeludo, e depois ir descendo para os fios, dando uma leve massageada, e lavando com cuidado para que não embrame os fios, se embramar antes de partir para a hidratação é legal que use uma escova para desembaraçar os fios ainda molhados e começando das pontas para a raiz.
Feito isso vamos direto para a máscara, muitas pessoas pulam para o condicionador e deixam a máscara para o final, até gostam do resultado, mas a forma ideal é que se aplique a máscara após o shampo, pois o shampo abre as cutículas dos fios, e como ele deixa as cutículas abertas, fazendo a hidratação em seguida, nossos fios estão abertos para receber melhor a hidratação.
E não é só passar a máscara rapidinho no cabelo e deixar agir não, devemos passar mecha por mecha massageando pelo menos uns 2 minutinhos cada mecha, mas isso depende muito do comprimento dos cabelos e quantidade, mas esse processo deve ser feito com carinho e sem pressa, os fios agradecem.
Ao terminar de aplicar a máscara, devemos sempre colocar uma touca de alumínio ou uma touca plástica, quem não tem pode colocar duas sacolinhas, essas de supermercado mesmo, que o efeito é o mesmo, é importante colocar uma dessas opções para ajudar aquecer o produto no cabelo, para que os fios absorvam melhor a hidratação, digo hidratação mas esse processo é para qualquer tipo de máscara seja ela hidratante, nutritiva ou reconstrutora.
Muitas máscaras indicam um tempo de ação de 15 minutos, outras indicam ação rápida de 3 minutos, mas na minha opinião um tempo ideal para qualquer máscara dar um efeito legal é de 30 a 40 minutos no máximo.
Depois de deixar agir, enxaguar os fios em água fria ou morna, nunca água quente, a água quente demais pode aumentar a caspa, deixar o couro cabeludo mais oleoso, pode deixar os fios opacos.
No tempo do friozinho não conseguimos tomar banho naquela água morninha, queremos uma água bem quentinha, mas é bom pelo menos para o cabelo a água estar morninha.
Após enxaguar o cabelo, vamos para a etapa do condicionador, aplicamos no cabelo massageando, o condicionador vai selar (fechar) as cutículas que o shampo abriu mantendo a hidratação guardadinha dentro dos fios, fazendo esse processo dessa forma, os fios ficam hidratados por mais tempo.

É legal separamos um tempinho para cuidar dos cabelos, sabemos que nem todas tem tempo para fazer esse procedimento, que no total gastamos no mínimo 1 hora.
Mas mesmo não tendo tempo dá pra cuidar dos fios naquela hora do banho mesmo, o conselho que dou pra quem não tem muito tempo é usar a máscara na hora do banho mesmo, entre o shampo e o condicionador também, como citei acima, porém deixando agir com menos tempo, e quando não se tem tempo para fazer umas hidratações mais potentes acho legal lavar o cabelo até mais vezes pra poder passar a máscara no banho mais vezes,  esse conselho que estou dando é algo que eu faço quando estou sem tempo pra cuidar de forma mais completa.

Espero que gostem das dicas, quero saber de vocês também a forma que cuidam dos seus fios hein.
Fiquem com Deus e até mais.

Pin It

13 comentários

  1. Oi Nanda.
    Pois eh, sempre fazia hidratação de forma errada. Aqui a gente diz "dar banho de creme no cabelo", eu passava o creme no cabelo seco, deixava e depois lavava normalmente. E eu não tinha o habito de usar condicionador. Só enxaguava o creme e deixava um pouco nos fios pra ajudar na finalização.
    Depois q passei por quase toda atransição é q descobri o jeito correto de hidratar, fazer o cronograma e usar o condicionador. Hj meus crespinhos estão respondendo super bem aos cremes e crescendo ficando um super black!
    As dicas são otimas!
    Bjo da Talita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha que hoje esta vendo resultados...Bjs

      Excluir
  2. Oi Nanda, amei seu blog, caiu do ceu, pois estava qse alisando meus cachinhos de vez , pois não consigo acertar com eles, amei seu cabelos, vou seguir as dicar, amei a fitagem acho q isso dará aos meus cachos um otimo caimento. pergunta q corte vc usa no seu cabelo.lindo lindo lindo, Que Deus te abençoe
    Bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana saber que te fiz repensar no assunto, meu corte é em camadas, faço 3 nas laterais e 3 atrás!
      Bjs e obrigada.

      Excluir
  3. Oi Nanda !!! Estou adorando seu blog !!! A oito meses atrás eu cortei meu cabelo bem curtinho!
    Nos primeiros instantes eu estava achando o máximo!!! Mas depois,chorei bastante!! rsrsrs....
    Hoje ele está chanel,aparentemente sem corte,os cachos não estão tão certinhos e estou sem coragem para cortar ! Sempre hidrato !
    Você sempre manteve esse corte ? E será que corto as pontinhas ? Seus cachos são muito lindos! E os meus são assim,só que estão sem volume e sem definição!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas, eu tô precisando aprender a cuidar do meu cabelo e pra quem tá começando, mesmo que o cabelo já esteja todo natural, é bem dificil. É meio que entrar em um mundo novo e eu espero conseguir mais informações maravilhosas como essa, aqui no seu blog.

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito das dicas. Tô tentando aprender a cuidar do meu cabelos e isso ajuda muito. Mesmo para quem está com cabelo natural é dificil cuidar quando se chega ao mundo novo. Eu espero conseguir mais informações preciosas aqui no seu blog.

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. OLA Nanda. Gostei das dicas , porem tenho um dilema, Ja fui a varios cabelereiros e muitos dizem que nao e aconselhavel usar o Condicionador apos a mascara, outros dizem o contrario. So sei que meu cabelo fica lindo sem o uso do condionador apos a mascara., pois este faz meu cabelo cair e fica pesado." (e pode ser o melhor condicionador do mercado") Ao contrario da mascara que dar um efeito de brilho , balanco e nao faz meu cabelo cair / HELP ME, O QUE EU FACO???

    ResponderExcluir
  7. oi, olha eu quero sabe depois de tirar ma mascra se ainda pode adicionar creme de pentiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de tirar a máscara aplique um condicionador e depois de enxaguar o condicionador pode aplicar o creme de pentear!

      Excluir
  8. Bom Dia Nanda!!! Tudo bem ?
    Amei essa postagem. Não tenho muito tempo para cuidar do meu cabelo durante a semana, trabalhar e estudar não é muito fácil, então eu fazia a hidratação pelo menos 1 vez por semana. Mais não acho o suficiente ai decidi fazer mais vezes e tirar um tempinho do meu almoço para poder fazer essas hidratações. Eu vi em uma outra postagem sua o que você disse sobre o cronograma capilar, eu também não gosto de usar muito as hidratações certinhas eu faço conforme meu cabelo precisa. Mais como não tenho tempo e quero ter controle do que estou fazendo vou começar a usa-lo .
    Sua postagem me ajudou muito...Amei!!! Beijos

    ResponderExcluir


Volte sempre e comente quando quiser.
Beijinhos