22/07/2014

Transição capilar/ Que produtos ter para cuidar do cabelo na transição




Já quero começar o post dizendo "Façam o que eu digo e não façam o que eu faço, ou melhor, fazia!"
Eu quando iniciei minha transição, depois de uns dias resolvi voltar a usar o mega hair que eu já usava, e enquanto eu estava de mega hair, achava uma trabalheira ter que hidratar, pois precisava de alguns cuidados extras e eu não tinha paciência, então optei por não cuidar do meu cabelo nessa fase, pensei, vou deixar o cabelo natural voltar, ai depois que eu tirar toda a química começo a cuidar, talvez se eu tivesse ficado sem o mega hair na transição teria ficado mais animada para cuidar..
Então eu apenas fiz uso de shampo, condicionador, creme de pentear e uma máscara que usei umas 3 vezes, os produtos eram da marca Eleseve hidramax colágeno, acho que só a máscara era da Novex, só não me recordo qual!
Iniciei o post dizendo "Façam o que eu digo e não o que eu fazia" pelo seguinte, quando iniciamos a transição, a medida que nosso cabelo natural vai crescendo, se nós estamos cuidando, ele vai crescendo mais resistente, com mais brilho, mais definido, muitas vezes no meio da transição nós não notamos isso, mas depois que cortamos todas as partes com química, em poucos dias já notamos o cacho bonito, com brilho e definido, eu como não cuidei do meu cabelo durante a transição, quando eu tirei toda a química levou quase um mês até eu conseguir ficar com o cabelo mais definidinho, mas ainda faltava brilho, maciez, por isso digo a todas agora que é importante iniciar os cuidados com os cachos, mesmo antes deles terem apontado na cabeça!


Montei um kit básico de coisas que considero bacana para que vocês que também decidiram assumir seus cachos e crespos, possam enfrentar a transição da melhor forma possível.
Esse é um kit de coisas que eu acho bacana ter, depois de ter enfrentado a transição, e agora com mais de 4 anos cultivando meus cachos naturais, se eu estivesse começando a minha transição hoje, seriam essas coisas que eu teria comigo.

MÁSCARAS CAPILARES
Você precisa ter 3 tipos de máscara, uma de hidratação, outra de nutrição e outra de reconstrução/ restauração, precisamos desses três tipos, pois nossos cabelos necessitam dos componentes que estas três etapas oferecem, com relação a marca vai de gosto e bolso de cada um, é possível cuidar bem do cabelo gastando pouco também, tem opções como Pantene, Elseve, entre outros, o que acontece com essas marcas mais baratas, costumam fazer um resultado bacana a longo prazo, mas se a pessoa cuidar do cabelo regularmente verá bons resultados!

ATIVADOR DE CACHOS
Depois das máscaras um ativador de cachos para usar antes dou depois do seu creme de pentear vai ser mui útil, o ativador de cachos tem a função de deixar o cacho mais definido e ativado, então ajuda a não deixar os fios com química tão esticados ou indefinidos.

CREME DE PENTEAR OU LEAVE-IN CONSISTENTE
Você pode ter ou um leave-in ou um creme de pentear, mas seja lá qual for sua escolha, opte por um produto mais consistente, pois vão segurar mais o cacho!

ÓLEOS VEGETAIS
Os óleos vegetais serão ótimos para manter o fio nutrido, você não precisa ter vários, de um a 3 já dá para variar bastante nos tratamentos, temos muitas opções, como óleo de rícino, óleo de coco, azeite de oliva extra virgem e etc, citei os mais utilizados, mas existem muitos outros, o importante é que seja um óleo 100% vegetal.

QUERATINA EM GEL
A queratina é ótima para reconstruir o fio, deixa o fio com brilho, resistente, minimiza o frizz, portanto é para ser usado de uma a duas vezes no mês pois em excesso faz mal ao cabelo!

Na minha opinião esse kit, já seria de grande ajuda para enfrentar uma transição e cuidar legal do cabelo, e com relação a marcas, é o que já citei, vai do gosto e bolso de cada um, eu sou daquelas que usa produtos bem acessíveis, uso alguns produtos mais caros, para poder mostrar opções para nossos cachos, mas na maioria das vezes são produtos bem acessíveis que vocês irão ver por aqui.
No próximo post, vou abordar o seguinte tema "Quais técnicas utilizar para disfarçar as partes lisas do cabelo"

Vou deixar aqui uma montagem com algumas fases do meu cabelo para que vocês vejam que o cacho volta e cresce também!
OBS.: Não pintei, é o filtro do programa de edição que deixa o
 cabelo mais escuro.


1- Relaxamento com tioglicolato de amônia e chapinha.
2- Transição com mega hair.
3- Depois de 2 anos em transição cortei toda química e tirei o mega hair.
4 e 5 no inicio desse ano.
6- Atualmente, depois do corte.
Sempre digo que vou deixar crescer, mas chega no tamanho da foto 5 e eu meto a tesoura novamente, caso não tivesse cortado estaria maior!

Cabelo cresce!

Deixem as sugestões de vocês aqui nos comentários sobre que tema relacionado a transição capilar vocês gostariam que fosse abordado!
Quem ainda não conhece o canal no youtube, da uma conferida lá (clicando aqui) e se inscreva, pois lá também mostro vídeos sobre o tema!
Espero que o post ajude, até a próxima.







Pin It

17 comentários

  1. Bom saber!!!! Eu ia deixar pra cuidar do meu cabelo só depois de cortar pelo menos a parte da plástica dos fios (que é a parte esticada).... agora tenho um norte a seguir, sua lista vai me ajudar bastante!!! Obrigada pelas dicas! Bjos... Ass. Juliana Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post Nanda , beijos www.mandaliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. estou nessa fase de transição, espero conseguir deixar os cabelos cacheados!

    ResponderExcluir
  4. Estou a 1 ano na transição, e passei a maior parte sozinha :( só prendia o cabelo e ia pra faculdade ou para o trabalho. Foi muito difícil, mais passou rápido até *-* agora tem mais ou menos 1 mês que passei a seguir blog e vblog. To seguindo cronograma, usando cremes e fazendo hidratações, umectações, e o meu cabelo virou outro. Sem contar que aprendi a fazer texturização e muitas outras coisas, como ter coragem pra ir cortando *-* Estou aguardando ter 25cm de cacho pra cortar toda resto de química, ( estou com 13cm ). Agora é só ter paciência e continuar tratando *-*

    ResponderExcluir
  5. nao sei se vou conseguir assumir meus cachos estou cuidando bem deles mas estou me achando muito feia e sempre ando com o cabelo preso espero conseguir gostar do meu cabelo do jeito que é e poder te mandar uma foto do antes e depois.obrigada por suas dicas que sao muito uteis.adoro seu blog

    ResponderExcluir
  6. adorei o post de alguns exemplos de mascara de nutrição e hidratação e reconstrução por favor

    ResponderExcluir
  7. Nanda estou adorannnnnndo as dicas estou em transiçao a 1mes. Espero que nos ajude sempre. Valeuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  8. Bom dia .
    Estou na transição e é um tormento. Esse post esclareceu algumas duvidas que tinha. Obrigada.
    Você conhece algum produto para acelerar a saída da química do cabelo?´

    ResponderExcluir
  9. Olá Banda! Estou te seguindo há 3 semanas e estou amando suas dicas.
    Sobre o seu post gostaria de saber com qual freqüência devemos hidratar nossos cachos; quando for hidratar se podemos misturar os 3 tipos de máscaras de vc citou e se é preciso usar o ativador + creme de pentear ou leave-in. Estou usando somente o ativador de cachos....
    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Adorei comecei a minha transição há 1 ano e 4 meses quando engravidei, mais só agora tó cuidando dos cachinhos como se deve e fiz como vc falou comprei poucos produtos e tó sendo fiel ao conograma, queria saber de cortes a foto do seu cabelo curto qual o melhor corte para cabelo curto em transição?

    ResponderExcluir
  11. QUER DIZER QUE A TRANSIÇÃO É DEIXAR O CABELO VOLTAR A FICAR CRESPO TIRANDO TODA A QUÍMICA

    ResponderExcluir
  12. oi amore, adorei suas dicas para transição capilar, não faço química no meu cabelo ha 04 anos, mas me tornei escrava da chapinha. Então, devido a um acidente doméstico envolvendo meu cabelo, tive de fazer uso do mega hair, estou com ele a 07 meses, sendo assim me sinto mais segura em não usar a chapinha. Gostaria muito que você contasse sua experiência com o uso do mega hair e o que posso fazer para não danificar o meu cabelo natural, durante este período que o estiver usando. Seu cabelo ficou danificado devido ao uso do mega ? e o que eu posso fazer para cuidar do meu e não sofrer decepção quando for tirá-lo?
    Beijos e fique com Deus !!!!

    ResponderExcluir
  13. cabelos muito muito danificados em transição eu devo como cuidar

    ResponderExcluir
  14. Estou passando pela transição, mas tenho um problema que me fez lembrar o motivo de ter optado pela progressiva. Não aguento ver meu cabelo com aquele aspecto de cabelo ensebado. Não sei se o problema é o leave in ou o condicionador. Procuro passar o leave in só nas pontas porque tenho raiz oleosa e pontas secas. Alguém tem alguma dica e pode indicar um leave in que não deixe esse aspecto ensebado? Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Eu fico feliz que tenha pessoas assim generosas que compartilha as suas tecnicas para ajudar as pessoas que estão com dificuldades para assumir o seu verdadeiro tipo de cabelo. Parabens

    ResponderExcluir
  16. Incrível como o cabelo ao natural nos deixa mais bonitas. E vc ficou muito mais bonita cacheada.

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanda!
    Não tem como fazer day after em cabelo em transição?

    ResponderExcluir


Volte sempre e comente quando quiser.
Beijinhos