26/03/2015

Vitaminas e estética

Não é novidade que ter uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o peso adequado e uma boa saúde. Essa prática também fornece ao organismo nutrientes extremamente necessários para seu funcionamento e equilíbrio, o que garante não apenas boa saúde, mas também benefícios para a estética.



A alimentação variada deve conter todos os grupos alimentares em equilíbrio, priorizando cereais integrais, leguminosas, frutas, verduras e temperos naturais, além do consumo de 2 litros de água por dia. Também é preciso evitar a ingestão de alimentos refinados, doces, refrigerante, frituras, temperos prontos e alimentos embutidos, que são grandes vilões para o surgimento de celulite e a retenção de líquidos.
Além disso, uma alimentação colorida fornece importantes antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e ajudam a manter a saúde e beleza da pele.
Com todas essas pequenas mudanças, a saúde de dentro será refletida para fora, deixando a pele e os cabelos muito mais saudáveis e bonitos.
Veja as principais vitaminas para estética e quais são os alimentos fonte:

Vitamina A: importante para a regeneração e manutenção de uma pele saudável, auxiliando inclusive no tratamento da acne, além de ter ação antioxidante. Já o betacaroteno, conhecido como pró-vitamina A, possui ação foto protetora, que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelos raios nocivos do sol, mantém o bronzeado por mais tempo e previne o surgimento de manchas. As fontes alimentares são: alimentos de coloração alaranjada, como cenoura, abóbora, manga, entre outros.

Vitamina E: atua como potente antioxidante, auxiliando no combate aos danos causados ao organismo pelos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular e até o desenvolvimento de doenças como o câncer. As principais fontes alimentares são: ovos, óleos (como de gérmen de trigo e milho), azeite de oliva, abacate e amendoim.

Vitamina C: está envolvida em diversas funções no organismo, entre elas a cicatrização e a produção de colágeno (proteína responsável pela firmeza e sustentação da pele). A partir dos 25 anos nosso organismo já começa a diminuir a produção de colágeno, o que propicia, inclusive, o surgimento de rugas. Além disso, a vitamina C apresenta importante ação antioxidante, que reduz os danos causados pelos radicais livresao organismo. As principais fontes são: frutas cítricas, acerola, caju e vegetais folhosos. Atenção: o aquecimento destrói essa vitamina.

Complexo B:as vitaminas do complexo B participam de muitas ações importantes no organismo, dentre elas o metabolismo adequado de proteínas, gorduras e carboidratos, por isso são essenciais para a produção de energia. Desse grupo, os destaques para estética são:

  Biotina: importante para o desenvolvimento do folículo piloso e saúde dos cabelos. Sua deficiência pode causar a queda dos fios. Fontes alimentares: gema de ovo, amendoim e carnes.

 Vitamina B12: é importante para diversas funções e sua deficiência pode gerar fragilidade nas unhas e queda de cabelo, além de ressecamento na pele. Presente em carnes, ovos, leite e derivados.


Texto: elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, revisado por Michele Prado.

Abaixo deixo um vídeo que postei no canal recentemente, falo sobre a importância das vitaminas e mostro as que estou usando.





▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das informações, fiquem ligados no Cantinho da Nanda nas redes sociais.

Até mais...Bjs.






Pin It

2 comentários

  1. Seu blog , está lindo com a cara nova . Você também é llinda , parabéns pelo post .
    Tem como me indicar a designer do blog? bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou, fiz sozinha seguindo tutoriais que encontrei pela internet! Bjs

      Excluir


Volte sempre e comente quando quiser.
Beijinhos