20/05/2015

Ditadura dos cachos perfeitos

Nesse post, quero dividir minha opinião com vocês, sobre a ditadura dos cachos perfeitos.


Por ter um blog e um canal no youtube, recebo muitos comentários, muitas pessoas me contando suas experiências, e tenho percebido muitas mulheres sofrendo, "correndo" atrás dos cachos perfeitos.
Eu mesma passei por isso, não cheguei a expor isso na época, mas depois cheguei a comentar na fan page, não comentei tudo, mas aqui vou tentar resumir tudo, exatamente como era, meu cabelo antes de ter meu filho, tinha cachos mais definidos, e eu amava 100% a forma que eles tinham, depois que meu filho nasceu, o cacho começou a mudar, e eu também fui mudando, recebia vários comentários, críticas, comparações do antes e depois, e isso me incomodava, e eu sofria com isso, ai o que eu fazia, era tentar mantê-los definidos a qualquer custo, tinha dias que lavava pela manhã, finalizava, eles secavam de uma forma que eu não gostava, eu me irritava , pois não estavam "bonitos" como antes, ai eu lavava novamente e tentava finalizar mais perfeitamente, e isso horas depois, estava ficando muito estressada nessa fase, era queda de cabelo, indefinição e etc.
Eu estava vivendo refém dos meus cachos, digo isso, pelo seguinte motivo considero super saudável quando uma pessoa quer cuidar dos seus cachos quando uma pessoa lava seu cabelo, finaliza ele, passa o dia todo com cachos lindos e no dia seguinte resolve lavar e finalizar novamente, pois gosta de estar com os cachos perfeitinhos, até ai, tudo certo, cada um tem um gosto.
Mas a partir do momento, que uma pessoa, começa a sofrer, se irritar, se estressar, porque acordou com seus cachos meio desfeitos, e começa a fazer de tudo, para que aquele cabelo fique "perfeito", para que os cachos fiquem 100% formadinhos, sem frizz, e etc, na minha opinião, isso já chegou na "ditadura dos cachos perfeitos".
Cachos, não são iguais todos os dias, se você finaliza de um jeito diferente, ele tem um resultado diferente, dependendo do tipo de produto que você usou, ele também tem um efeito diferente, enfim.
Para assumir um  cabelo cacheado e viver de bem com ele, é preciso aceitar esse fato!
Já vieram me falar várias vezes que se meu cabelo fosse mais crespo, eu não pensaria dessa forma, pois o crespo é mais "difícil" não sou eu que digo isso, mas, digo com 100% de certeza que, independente do tipo de cacho/ crespo que eu tivesse, eu não mudaria a minha opinião, existem várias mulheres, muito mais cacheadas que eu, que pensam da mesma forma, conversando com outras pessoas, já até falei, que se fosse possível, eu queria poder estar cada dia com um tipo de cacho diferente sim, pra poder provar para todos, que você consegue sim viver bem com cada um deles, que consegue fazer penteados em cada um deles, e etc, queria poder mostrar para essas pessoas de cabelos diferentes do meu, que o fato de eu ter um cacho mais aberto, quase liso, como alguns dizem, não significa, que é maravilha todo dia, cada tipo tem um ponto que é mais complicado.
Hoje em dia, minha forma de pensar, não esta focada só no cabelo, vai muito além, hoje em dia minha forma de pensar esta focada na aceitação, viver bem com seus cachos, é olhar no espelho e gostar do que vê, e não ficar sofrendo, se irritando, porque estão indefinidos, enfim, assim como muitas meninas quando alisavam seus cabelos diziam que viviam reféns da chapinha, porque deixavam de ir em praia e piscina por conta do cabelo, muitas cacheadas vivem reféns dos cachos perfeitos,  acordam, percebem que os cachos não estão da forma que gostam, se irritam, se deprimem, e vão lá lavar e finalizar o mais perfeitamente possível.
Eu não quero ter que deixar de tirar uma foto, ou de gravar um vídeo para vocês, porque meu cabelo acordou com um day after não muito bom!
Sei que nem todos vão concordar com a minha opinião, mas espero que essa opinião pelo menos ajude quem esta ai se estressando sempre, em busca do cacho perfeito!

Beijos e até mais.


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, fiquem ligados no Cantinho da Nanda nas redes sociais.




Pin It

5 comentários

  1. Nanda estou passando por isso não exatamente dessa forma mas sim sofrendo porque o cabelo não está legal por causa da transição. Fico um pouco triste porque tenho que trabalhar e estudar e o cabelo de duas texturas fica difícil né. Mas é como você disse não posso viver infeliz por isso. Bjs !

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo Nanda, penso assim também!
    Sempre falo pras meninas que querem assumir os cachos: "Tenham certeza se é isso mesmo que voces querem, pois cabelo cacheado tem definição própria. Um dia ele vai estar lindo, no outro nem tanto, e você tem que aceitar, amar ele do jeito que é, justamente pra não se frustrar".
    Adorei o post Nanda, beijos;&
    www.justmaay.com

    ResponderExcluir
  3. Nanda, eu concordo em número, grau e gênero. Antes era a ditadura do liso perfeito, que nos foi imposto. Hoje, com o empoderamento de mulheres negras e com a as blogueiras cacheadas/crespas, que ensinam diversas técnicas de como ter o "cacho perfeito", acredito, que as meninas tenham se perdido e esquecido o verdadeiro signifcado do que é assumir o seu cabelo natural, independente da textura dele. Todas nós somos lindas de maneiras diferentes e cada uma tem a sua beleza singular. Beijos, Nanda.

    ResponderExcluir
  4. Eu mesma tinha cabelo cacheado, aí resolvi fazer progressiva, tirei os cachos e agora os cachos não voltaram, e meu cabelo não fica definido. Acho que eu não aceitei bem meu cabelo e agora sofro com isso rsrs. Fico procurando coisas na internet coisas pra definir os cachos, e gostei bastante do seu blog.
    beijoos

    http://manguitarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi nanda ...gostei da sua história... estou passando por isso também.. estou ha 1 ano sem progressiva , quero cortar o cabelo mas não consigo...e também não parece que to sem progressiva meu cabelo está com aspecto estranho...sera que VC pode me ajudar com algumas dicas por favor???! ass vanessa

    ResponderExcluir


Volte sempre e comente quando quiser.
Beijinhos